quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Campanha: Este blog é contra o bullying!

Olá!
Ando distante do blog mas não o abandonei...
É que quando vai chegando o final do ano, parece que o tempo corre mais depressa e tanta coisa para resolver, parece que os dias estão mais curtos!
É aquela velha história:

QUERO FAZER TUDO E ACABO NÃO DANDO CONTA DE NADA!

Sabe como é?!
Pausa nas obrigações da casa para postar sobre uma campanha muito bacana que está rolando na blogosfera!
Vamos lá!


1-
Explicar o que é bullying
Palavra nova para uma prática antiga!
O bullying é caracterizado por atitudes agressivas verbais ou físicas que se repetem exaustivamente, levando a vítima a dor, ao sofrimento, a depressão e ao isolamento.
Apesar da grande campanha contra o bullying, ele continua sendo cometido não só nas escolas, mas em qualquer ambiente social, inclusive os virtuais.
As vítimas são, na maioria, pessoas que se mostram incapazes de pedir apoio ou defesa, e se calam. Sofrendo em silêncio, mais tarde a vítima de bullying pode se tornar negativa e com baixa autoestima ou muito agressiva.

Assista um vídeo bem bacana do Programa Altas Horas, com a Psiquiatra Ana Beatriz Barabosa Silva:


E se quiser saber mais sobre as campanhas no Brasil, consulte o site Ideias de Paz!

2. Contar se você já passou por isso ou não. Se sim (e você estiver a vontade) conte sua historia. Caso contrário expresse sua opinião sobre o assunto
Na época da escola recebia muitos apelidos pois era bem magra e pequena. No entanto, quando chegava em casa e contava para meus pais, eles me davam suporte psicológico suficiente e sempre me diziam que isso passaria e que se eu não me importasse, logo os colegas me deixariam em paz. Funcionou!

Na faculdade, no terceiro ano, fiquei de dependência de uma matéria e fazia essa aula extra na turma da manhã. O professor fazia questão de, em qualquer situação, me ofender. Dizia que se não prestassem atenção ficariam de DP daquela matéria fácil, assim como eu! Que só burros mesmo para ter que assistir mais um ano todo daquela matéria. E caso eu não respondesse algum de seus questionamentos, ele dizia: Mas você já não estudou isso?! Com cara de deboche.
Nunca dei importância ao que ele falava! Além dos colegas não darem atenção ao que ele fazia comigo, eu ainda tinha a consciência de que não fiquei de DP por nota e sim por falta.
No ano anterior, era a primeira aula da segunda-feira e eu sempre perdia ou chegava após a chamada. Quando o ponto de partida era a minha casa, ficava difícil... Tinha que atravessar a cidade toda para chegar na Faculdade. Nos outros dias ia direto do trabalho, era meio caminho andando! Como o limite de faltas é bem pequeno, não foi difícil ultrapassá-lo.

Acho que na vida adulta, o bullying acontece sempre e com mais frequência do que imaginamos, só a maneira como encaramos isso é que dita as consequências futuras.
Quando não demonstramos a dor e nos mostramos fortes, o agressor desanima e te deixa livre! O lance do bullying é puro sadismo.
Aqui no Japão a palavra para essa prática é IJIME!

3. Divulgar o link do blog que deu início a circulação do selo

Quem deu início: Blog Efeito Menina

Quem me indicou: Blog Doce Insensatez


4-Indicar mais 6 blogs que você acha que vão aderir a esta campanha.


Babado Trololó
Certas Coisas
Cora
Dreams About Me
Simplesmente Vivendo a Vida
Simplesmente Eli

Se você que leu até aqui é blogueira, que tal participar?!
Quanto mais gente melhor!

Ficarei feliz com seu comentário e/ou a divulgação dos blogues participantes e do site da campanha no Brasil!
Juntos podemos fazer muito!
Beijo!

#diasmelhoresprasempre

18 comentários:

ARTE& PRATOS disse...

PARABÉNS PELA INICIATIVA, O ASSUNTO É TRISTE MAS NECESSÁRIO. MEU FILHO FOI VITIMA DE BULLYNG E NÓS SABEMOS O QUANTO FOI TRISTE PRA ELE E PRA NÓS. PODE CONTAR COMIGO PARA O QUE FOR PRECISO SOBRE ESTE ASSUNTO.UM BEIJO ....TERESA ABREU

Paula Li disse...

Oi Pri, bom estar de volta aqui e obrigada pelas visitinhas.
Não lembro de já ter sofrido bullying, mas também considero uma prática totalmente abusiva e que pode ter terríveis consequências.
Tenho visto muitas blogueiras se queixando de pessoas que postam comentários depreciativos em seus blogs e precisamos nos unir contra essas pessoas mesquinhas.
bjs

Anônimo disse...

Apoio totalmente essa iniciativa! O bullying e o cyber-bullying são práticas absurdas, dotadas de covardia e mau-gosto. Conte comigo para divulgar a campanha!

Wlad Ivanski disse...

Estamos juntos nessa campanha Pri!
O bullying é uma coisa muito vergonhosa que acontece na sociedade. São pessoas que se acham superiores atacando seus semelhantes!
Na época de escola também passei por algo parecido com o que você contou e meus filhos também estão passando agora. Nessa hora é fundamental a proteção e o carinho dos pais.

Michelle Louzeiro Nazar disse...

Pri! Cada vez te admiro mais, sabia?! Primeiro, preciso AGRADECER pela confiança depositada! Vou sim aderir à campanha até porque já passei por isso e, então, será um prazer trazer este tema à tona no meu próximo post. Conte comigo nessa divulgação! Post perfeito e reflexão, bem como história, compartilhada aqui! AMO seu blog amiga ;-)

Milton Alves disse...

Olá Pri!
Obrigado também pela visita e pelas revelações sobre a profissão.
E nós temos outra coisa em comum que nem imaginas: adoramos o "O Fabuloso Destino de Amelie Poulain". Já assisti ao filme umas "trocentas" vezes, tenho vários clipes guardados em meus arquivos, já fui a Paris e conheci o Café des Deux Moulins em Montmartre, onde foram feitas várias tomadas do filme, e virei um apaixonado da música de Yann Tiersen, exatamente pela obra executada no "Amelie Poulain".
Só falta dizeres que és leonina (risos)
Beijo carinhoso!

Loma disse...

Hey ^^

Aderi tb a campanha, acredito ser importante... é como vc citou quando se é jovem precisamos de todo apoio, depois de adultos o jeito é mostrar qual forte somos.

Xoxo

:: Loma (www.night-angel.org)

Renata Soares disse...

Já aderi, Pri!
é uma campanha super válida e sou contra toda forma de bullying. vou divulgar no blog! pode contar comigo nessa campanha. o pessoal tem que se conscientizar que o que acontece por ai é real e é feio!

bjuuus! Obrigada por ter lembrado de mim *-*

Eli disse...

Oi, Pri! Ja estou terminando o post sobre esse assunto! Obrigada pela indicacao. Bjo

Anônimo disse...

Já escrevi sobre este tema q. acho de total importância. Até pq. sou mãe tem um ABORRECENTE de 15 anos e fico hiper ligada nas coisas q. acontecem com ele. As crianças são cruéis qdo querem ser, algumas ultrapassam o direito de chantagear, constranger, ofender e até ridicularizar o amigo(a) e com isto causam problemas seríssimos.

Excelente texto muito informativo. Parabéns...Adoro estar aqui.

Pri Kiguti disse...

Teresa e Paula:
Várias campanhas são feitas e temos a esperança de que as pessoas tenham mais respeito umas pelas outras!
Eu acredito que isso possa acontecer um dia! E tenho certeza de que vcs também acreditam nisso!

You Relly Rock Me:
Não consigo comentar no seu blog, obrigada por postar sobre a campanha também!

Wlad e Eli!
Obrigada por sempre participar aqui e adotar a campanha também! Tenho certeza que o carinho de vocês para com os filhos tenha sido fundamental na hora de passar por esses conflitos, que aqui no Japão é tão mais comum!

Mi, seu carinho me motiva demais!
Contamos com seu apoio sim!

Milton, adorei... Quero ver as fotos de Paris qq dia, heim...

Loma e Rê!
Obrigada por participarem, atitudes que fazem a diferença!
Êh coisa boa!

Riff!
Que bom que pode dar atenção ao seu filho, ainda mais nessa idade! Várias mudanças e mil coisas na cabeça e ainda a crueldade de alguns... Mas sei que deve ser uma super maezona, prafrentex!
Beijoka!

A união é que faz a força!
Que bom saber que estamos unidos!
^^

ARTE& PRATOS disse...

QUERIDA PRI.. OBRIGADA PELO CARINHO.
É MUITO BOM SABER QUE MESMO LONGE ,EXISTE ALGUEM QUE TORCE POR NÓS, MESMO SEM NOS CONHECER E QUE LUTA POR UM MUNDO MELHOR, SEM VIOLÊNCIA, SEM BULLYING.
COMENTEI COM MEU FILHO QUE TEM 11 ANOS ( JOÂO), E ELE FICOU MUITO FELIZ.SAIBA QUE ELE É APAIXONADO POR TUDO QUE DIZ RESPEITO AO JAPÃO. ELE TEM UM BLOG SOBRE ANIMES, E FICARIA MUITO FELIZ COM SUA VISITA. O BLOG DELE É:WWW.BLOGBOCUDOS.BLOGSPOT.COM
UM GRAAAAAANDE BEIJO PRA VOCÊ E OBRIGADA PELO CARINHO

Michelle Louzeiro Nazar disse...

Pri, doce e amada amiga! Post pronto! Espero que ele faça jus à confiança que vc deppositou em mim para divulgar esta importante campanha! Bjks querida..e vê se não some tanto..eu sei que há muito afazeres, mas o mundo precisa de pessoas como vc! Hum! ;)

Ri disse...

Olá!
Parabéns pelo blog e pela iniciativa.
Também estou nesta luta, ministrando cursos e palestras. Não podemos parar! Todos devem saber o que é Bullying e Cyberbullying, como identificá-lo e prevení-lo.
Juntos somos mais!
Grande abraço.

Arte Com Quiane disse...

Oi flor....vim deixar um beijo grande pra vc!!
eu super apoio seu post!
parabéns pela iniciativa!!!
bjus
Quiane

Eli disse...

Pri, consegui terminar! Obrigada pela confianca e carinho sempre!
Bjos

Michelle Louzeiro Nazar disse...

Pri, fiz um post novo..bem criançona..tomara que vc goste!srsrs! Beijinhos e volta logo!!!! ;)

Rogério Lima 23 Japan disse...

Pri , parabéns pelo post acho esse tema bastante atual, e por aqui você sabe quem tem muito disso né...Triste !

Abraços

Postar um comentário

Deixe seu comentário, crítica ou sugestão! Sua opinião é muito importante para a continuidade do blog!
Obrigada! Beijooooo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...